16 de fevereiro de 2011

APARELHO ODONTOLÓGICO

Oi Divas!!!

A menos de um ano estou usando aparelho fixo, e tenho passado poucas e boas para tentar me acostumar com isso. Tive infelizmente que tirar minhas fotos da formatura com eles, mas se Deus permitir vou tentar tira-los ao menos no dia do baile, espero eu.
Com isso bateu a curiosidade de como funciona tudo isso. Vamos lá:
Textos do site OrtoSite


POR QUE TRATAR?

Dentes desalinhados, demasiadamente protruídos (dentes para frente) ou retraídos (dentes para trás) podem, além de prejudicar a auto-estima do paciente, favorecer o aparecimento de diversos problemas, como cáries, doenças gengivais ou dificuldades de mastigar.
Na maioria das vezes os pacientes que procuram o tratamento ortodôntico se queixam de dentes tortos e desalinhados, entretanto, é importante saber que essas alterações podem, além de prejudicar a estética facial, provocar problemas que muitas vezes não são perceptíveis, até ser tarde demais, como a perda de osso ao redor dos dentes, dores musculares ou mesmo articulares.
O tratamento ortodôntico pode resolver esses problemas, estabelecendo um melhor equilíbrio entre os dentes, os lábios e a face, e, principalmente, restabelecendo a função normal dos dentes em movimento.
Escolhendo um ortodontista gabaritado, com sólida formação, as chances de sucesso do tratamento só aumentam

QUAL A DURAÇÃO DO TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

O tratamento ortodôntico leva, geralmente, de um a três anos. Entretanto, este tempo varia em função do grau de severidade da maloclusão, necessidade ou não de extrações e tratamentos auxiliares. É muito importante entender que não existe um tempo exato para o tratamento ortodôntico. Algumas vezes, uma rápida intervenção, de poucos meses, pode ser o suficiente para restabelecer o desenvolvimento da oclusão de um paciente jovem. Outras vezes, são necessários anos de acompanhamento do crescimento da face de um paciente, de forma a atingir os resultados ideais.
O tempo de tratamento pode ser previsto de acordo com as seguintes características:
· A severidade do problema
· A necessidade ou não de extrações
· A idade do paciente e se ainda há crescimento
· A colaboração do paciente
O tratamento ortodôntico necessita, ao contrário de muitas outras áreas da odontologia, da colaboração do paciente. Assim, quanto maior for o envolvimento e colaboração do paciente, mais rapidamente os problemas poderão ser resolvidos.

APARELHOS FIXOS

Os aparelhos fixos estão entre os aparelhos mais antigos e estudados que existem.
Os aparelhos do tipo fixo recebem este nome por serem presos aos dentes através de cimentos especiais. Consistem basicamente de:

Antigamente, eram "anelados" a cada dente, entretanto, com o advento das modernas técnicas de colagem, são, atualmente, pequenos e muito mais discretos. A maioria dos aparelhos fixos é feita de aço inoxidável, assim como os fios. Existem entretanto fios chamados de "modernos" que são compostos de níquel, titânio, cromo, cobalto,molibdênio e outros materiais e ligas metálicas.

Existem diversos tipos de aparelhos, com origem em diferentes técnicas e filosofias de ortodontia. Entretanto, os aparelhos fixos têm em comum a capacidade de controlar totalmente a movimentação dentária, permitindo, ainda, que pequenos detalhes sejam feitos artisticamente pelo ortodontista, o que confere a cada caso uma individualização única, ou seja, o ortodontista pode movimentar sutilmente os dentes através de dobras no fio para encontrar a posição ideal de cada dente.



CUIDADOS COM O APARELHO ORTODÔNTICO FIXO


Todo paciente que usa aparelho deve saber que ao ajudar o seu ortodontista, mais rapidamente terminará a correção dos dentes.
Além de ter que colaborar com o uso de aparelhos extra-orais e elásticos intra-orais, precisa ter cuidado com a higiene. Assim:
- Deve manter a boca sempre limpa. Os dentes irão para as posições corretas se os dentes e as gengivas estiverem sempre limpas e saudáveis.
- Deve usar o fio dental. Mesmo com o uso de aparelhos fixos o fio deve ser utilizado com a ajuda de um passa fio. O ortodontista irá instruir o paciente sobre como usar o fio dental.
- Chupar dedo, colocar objetos estranhos na boca ou mesmo brincar com o aparelho com a língua podem causar danos não apenas nos componentes do aparelho como também fazer com que os dentes se movimentem para posições indesejadas.
- Mastigar qualquer coisa que não seja alimentos deve ser evitado. Lápis, clips e outros objetos podem soltar os braquets e elásticos do aparelho.

Como limpar o aparelho?
- Antes de escovar os dentes, os elásticos e aparelhos extra-orais devem ser removidos.
- A escova deve ser direcionada num ângulo de 45º, com as cerdas direcionadas para a junção entre os dentes e gengiva. É importante também massagear as gengivas enquanto os dentes são escovados, de forma a fortalecê-las e remover partículas de alimento que ficam presas por baixo do aparelho.

- Existem diferentes técnicas de escovação. A mais adequada é aquela que consegue limpar os dentes, as gengivas e o aparelho da melhor maneira possível e ao alcance do paciente. O que importa é lembrar sempre de limpar a parte da frente, de trás e de cima dos dentes, o que leva em média 10 segundos por dente. Os espaços entre os dentes são limpos com o fio dental.

- O aparelho pode ser limpo com a escova em 45º. É importante limpar por dentro e ao redor de todos os fios e braquets que compõem o aparelho. Para limpar os dois lados do fio, basta inverter a posição da escova, passando a limpar os fios primeiro de cima e depois por baixo.

- As superfícies internas devem ser limpas com a escova inclinada sobre os dentes, formando um ângulo de 90º. A escova deve atingir a parte de trás dos dentes inferiores e superiores da frente e principalmente de trás, onde a visualização as vezes é mais difícil.

- Ao final, é importante fazer um bochecho completo com água pelo menos duas vezes. Para saber se o aparelho está limpo, basta olhar no espelho e olhar se ele está brilhando.


0 Divinos Comentários:

Postar um comentário

Oi Diva!
Queria mesmo só agradecer pelo carinho e atenção. Logo estarei lendo seu comentário e respondendo.
Beijinhos!