1 de abril de 2013

CHOCOLATE + CHOCOLATE ...

Oi Divas!!!

Ontem foi a Páscoa e ainda estou inebriada de tantos chocolate, tanto que hoje nosso post será sobre nosso remedinho para o estresse e mal humor... o delicioso CHOCOLATE.
Logo ao abrir minhas páginas na internet, vi matérias super positiva da inclusão do chocolate a nossa dieta diária (e se for pra comer todos os dias, #TÔDENTRO!).



Além de saboroso e quase um vício para algumas pessoas, o chocolate também está sendo considerado um alimento benéfico para a saúde. Pesquisas recentes relatam que o doce é capaz de ajudar na redução da pressão arterial, retardar o envelhecimento da pele e até emagrecer. A seguir, confira os benefícios do chocolate revelados pela ciência:

Prefira o chocolate amargo e escuro, com 70% de cacau. Se você achar o gosto muito forte, pode tentar a concentração de 60%, mas não é o ideal. 

. Cerca de 30 gramas de chocolate por dia (uma barra pequena) são o suficiente para aproveitar os benefícios do alimento. Lembre-se de que essa quantidade contém cerca de 150 calorias. Uma fatia de bolo de chocolate, por exemplo, pode fornecer mais de 400 calorias extras, o que poderá ter impacto negativo na sua dieta.

O cacau em pó sem açúcar é rico em fibras e contém poucas gorduras. O chocolate quente é uma boa dica para aproveitar os benefícios do alimento e ainda controlar as calorias ingeridas. Prepare a bebida com leite desnatado, adoçante e cacau em pó sem açúcar.  

. O chocolate quente também poderá trazer benefícios para o seu bolso, já que o chocolate 70% cacau costuma ter custo elevado. 



Recém-publicada no American Journal of Clinical Nutrition, uma revisão de estudos científicos sobre o chocolate reforça os benefícios já conhecidos e revela outros dados animadores. Entre as novidades, o estudo indica que o chocolate é capaz melhorar a circulação sanguínea e reduzir a resistência à insulina - condição capaz de alterar os níveis de gordura no sangue, elevar a pressão arterial e o risco de doenças cardiovasculares. 

A revisão científica indica que a gordura saturada que compõe o chocolate é, basicamente, proveniente do ácido esteárico, que não eleva o colesterol ruim (LDL). 

Benefícios estão no cacau em pó e no chocolate amargo 
Os benefícios apresentados em estudos anteriores se confirmaram na nova pesquisa. Os cientistas verificaram que o consumo de chocolate é capaz de regular a pressão arterial e diminuir a incidência de doenças cardiovasculares, como acidentes vasculares cerebrais. 

Os cientistas ressaltam que apenas o cacau em pó, sem açúcar, e o chocolate amargo, com concentração de, no mínimo, 70% de cacau, possuem os benefícios relatados. Eles explicam que a maioria dos chocolates vendidos nos supermercados são, na verdade, doces à base cacau, cheios de gordura e açúcar, mas com pouco cacau. 




Um estudo recente sugere que ele também pode manter sua pele jovem e radiante por mais tempo. De acordo com pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, um composto acrescentado ao chocolate é capaz de aumentar em vinte vezes a absorção dos flavonoides presentes no doces, substâncias antioxidante que faz bem à saúde e previne o envelhecimento da pele. 

Substância aumenta oxigenação da pele
Para chegar a este resultado, os especialistas em biotecnologia desenvolveram uma substância chamada de coco-lycosome, presente no chocolate modificado. O novo composto é capaz de aumentar a absorção dos flavonoides, antioxidantes presentes naturalmente no chocolate. O coco-lycosome aumenta a oxigenação da pele em até vinte vezes, fator essencial mantê-la bonita e evitar as rugas. 

Flavonoides também previnem desenvolvimento de doenças
Segundo os cientistas, é preciso comer duas barras do novo chocolate modificado por dia para manter a pele jovem por mais tempo. Os flavonoides também previnem o surgimento de doenças cardiovasculares, equilibra a pressão arterial e diminui as taxas de colesterol. Os pesquisadores explicam que o doce modificado é saboroso e repleto de benefícios, mas também é calórico e rico em gorduras, como a versão tradicional. 

Adicionado ao chocolate, o coco-lycosome não altera o gosto, cor ou formato do doce, agradando ao paladar dos chocólatras. Ainda não há previsão para que o produto modificado seja lançado no mercado, mas os cientistas afirmam que o novo doce está em fase final de testes e deve ser sucesso nas prateleiras.




Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que, além de conter benefícios para a saúde, o chocolate pode auxiliar na perda de peso. No estudo, os voluntários que comeram pequenas porções de chocolate, regularmente, apresentaram Índice de Massa Corporal (IMC) menor.

Chocolate seria capaz de acelerar o metabolismo
Os pesquisadores acreditam que os ingredientes do chocolate acelerem o metabolismo, ajudando a queimar gordura corporal, o que compensaria as calorias extras ingeridas com o doce. O estudo analisou os hábitos alimentares de 972 homens e mulheres, com idades entre 20 e 85 anos. Em média, os voluntários afirmaram consumir chocolate duas vezes na semana. A média dos participantes apresentava IMC 28, que é considerado sobrepeso.

Nos resultados, publicados no periódico Archives of Internal Medicine, os voluntários que comiam chocolate com frequência eram também aqueles que, diariamente, ingeriam mais gorduras saturadas e calorias, mas eram, justamente, aqueles com menor IMC. Para os cientistas, a resposta para o impacto sobre o peso final está na composição das calorias do alimento e não apenas na quantidade que é ingerida. 

Na dúvida, escolha o chocolate amargo
A pesquisa não apontou qual a quantidade ou o tipo de chocolate considerado ideal para perder peso, mas outros estudos revelaram que a versão amarga ainda é capaz de equilibrar os níveis de colesterol e a pressão sanguínea. Os cientistas recomendam a ingestão diária de pequenos pedaços de chocolate amargo, mas ressaltam a importância de não exagerar, já que 100g representam 520 calorias a mais no cardápio. 

um novo estudo sobre o alimento mostrou que ele pode realmente baixar a pressão arterial. De acordo com pesquisadores do Instituto Nacional de Medicina Integrativa em Melbourne, na Austrália, a redução é pequena, mas suficiente para proteger contra doenças cardiovasculares. 




Na pesquisa, todos os voluntários apresentaram redução da pressão
Durante a pesquisa, 856 pessoas consumiram porções diárias de 3 a 105 gramas de chocolate, durante oito semanas. Todos os voluntários, inclusive aqueles que comeram menos, apresentaram alguma queda na pressão arterial. Em média, a pressão arterial considerada ideal gira em torno valor de 120/80 mmHg, popularmente conhecida como “12 por 8”. O estudo sugere que o consumo de chocolate foi capaz de reduzir a pressão sistólica (maior valor) em até 3 mmHg. 

Segundo os cientistas, o mecanismo que promove a redução da pressão arterial ainda não está claro, mas eles acreditam que os flavonoides presentes no cacau sejam responsáveis por aumentar os níveis de óxido nítrico no organismo. A substância seria capaz de relaxar e dilatar os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão sanguínea e o risco de doenças cardiovasculares, como derrames e infartos. 


Feijão, uva e maçã também são fontes ricas em flavonoides
A grande quantidade de calorias seria o ponto negativo do consumo diário de chocolate, que contém cerca de 500 calorias em 100 gramas. Para evitar o ganho de peso, que também prejudica a função cardíaca, os cientistas recomendam a ingestão de outros alimentos ricos em flavonoides, como feijão, damasco, amora, uva e maçã. 


Doce melhoraria agilidade mental de idosos
Esta semana, a revista da Associação Americana do Coração indicou que o chocolate pode melhorar a cognição de idosos, diminuindo o risco de demência e Alzheimer. Nesta pesquisa, 90 voluntários com 70 anos de idade consumiram bebidas à base de chocolate com grande concentração de cacau. Após oito semanas, testes verificaram melhora na memória e agilidade mental dos participantes, que ainda apresentaram queda nas taxas de açúcar no sangue.

FONTE: GNT.com

0 Divinos Comentários:

Postar um comentário

Oi Diva!
Queria mesmo só agradecer pelo carinho e atenção. Logo estarei lendo seu comentário e respondendo.
Beijinhos!