1 de março de 2013

TÔNICO X ADSTRINGENTE

Oi Divas!!!


Fique de olho nas diferenças
Fala a verdade: depois de lavar o rosto com um sabonete apropriado, você não vê a menor distinção entre usar um tônico ou um adstringente? Pois saiba que a diferença entre um e outro pode ser fundamental para o cuidado da sua pele. Ou seja, saber usá-los corretamente é o que a deixará linda e cheia de saúde.
Na verdade, o que esses produtos têm em comum é a finalidade: ambos complementam a limpeza da pele, eliminando resíduos difíceis de sair. Além disso, os dois produtos costumam preparar a pele para a etapa de tratamento.
A principal diferença, que revela-se fundamental para os cuidados que você tem com o rosto, é justamente o tipo de pele para a qual eles estão indicados. É isso mesmo! Se você não liga para o tipo de produto que usa depois do sabonete facial, saiba que pode estar fazendo tudo errado...

Os tipos de pele e o produto ideal
O tônico deve ser usado nas peles normal a seca. Esta indicação é importante porque estes produtos geralmente contêm ativos que ajudam na hidratação, assepsia, dermoproteção e também no favorecimento da microcirculação da área.
Já o adstringente, que tem a contração de poros como sua principal função, é indicado para o tratamento das peles mistas e oleosas. Ele também pode ser usado para fazer a limpeza propriamente dita, principalmente quando sua composição traz ativos, como álcool e hidroxiácidos, que contribuem com a diminuição da oleosidade excessiva.

Vantagens mil!
Cuidar da pele não dá muito trabalho, mas exige dedicação. Por isso, é muito importante seguir os três passos desse ritual de beleza e saúde: limpeza, tonificação - que no caso das peles oleosas deve ser feito com o adstringente - e hidratação.
Para quem gosta de cuidar direitinho do rosto, uma boa dica é a de usar itens de uma mesma linha de produtos. Ou seja, quando o tônico que você usa é da mesma linha do sabonete e do hidratante, ele provavelmente terá ativos que complementem o tratamento, como por exemplo, adequar o pH cutâneo após a limpeza.

Álcool etílico: mocinho ou bandido?
No caso dos adstringentes, uma das principais dúvidas é com relação aos produtos que têm álcool em sua composição. Vítima de um grande preconceito, que diz que ele resseca a pele em demasia, o álcool etílico não pode ser considerado necessariamente um vilão.
Quando aplicado sobre o rosto, o álcool evapora rápido, levando consigo algumas moléculas de água, o que pode causar o ressecamento de alguns tipos de pele. Mas na pele oleosa sua ação é refrescante, anti-séptica e removedora de oleosidade - o que costuma gerar uma sensação de refrescância e limpeza. Nada mais gostoso, não é mesmo?

Loção tônica?
Uma outra dúvida que aparece no mundo de tônicos e afins é o produto chamado loção tônica. Mas, afinal, o que esse produto tem de diferente?
Neste caso, na verdade, a diferença está muito mais na nomenclatura do que em qualquer outra coisa. A verdade é que não existe uma regra definida para os nomes dos produtos. Algumas empresas trabalham o conceito de "loção tônica" e o assemelham ao tratamento da pele normal a seca; já outras trabalham com o conceito de loção tônica adstringente, e o assemelham aos cuidados da pele mista e oleosa.
É por isso que, na hora de comprar seus produtos, é muito importante dar uma olhadinha na composição deles. O mais importante de tudo é considerar o seu tipo de pele. Com o uso adequado, você ficará com uma pele linda, limpa e cheia de saúde!

Neutrogena.

0 Divinos Comentários:

Postar um comentário

Oi Diva!
Queria mesmo só agradecer pelo carinho e atenção. Logo estarei lendo seu comentário e respondendo.
Beijinhos!