1 de setembro de 2011

ESPECIAL CAMINHADA

Oi Divas!!!

Pois bem, finalmente consegui por em prática a minha agenda com meus novos horários. E hoje, resolvi fazer um especial sobre caminhada. Como minha faculdade exigia muito fisicamente de mim, como total disponibilidade, eu não realizava qualquer outro exercício físico. Daí minha escolha de começar pela caminhada.

"É indiscutivelmente um dos exercícios mais eficientes, que pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou do condicionamento físico", garante o fisiologista e personal trainer Fábio Bernardo (SP).

Mas devemos nos atentar que, a caminhada é uma atividade fácil de ser realizada, mas, mesmo que você caminhe todos os dias, isso não quer dizer que o faça corretamente. Caminhar a passos rápidos ou caminhar com força e ininterruptamente queima muito mais calorias do que a caminhada a passo normal. Mas isso, você não precisa de cara fazer. Você poderá conseguir condição física de acordo com suas caminhadas, e assim, apressando os passos quando achar que seu corpo suportará tal esforço sem está toda dolorida no final do dia. Mas lembre-se: O treino não pode ser intenso a ponto de impedir que você vá até o final, nem tão leve que não estimule sua função cardiorrespiratória.

Para ganhar condicionamento físico é preciso acelerar o ritmo cardíaco e direcionar o treino para um objetivo específico. Se quer apenas relaxar, caminhe devagar, cerca de 1 km em meia hora. Já se pretende ganhar fôlego, escolha uma passada mais acelerada e terrenos com inclinação. Assim, o metabolismo aumenta e dá para andar 2 km em 30 minutos. Caso queira emagrecer e conquistar condicionamento físico, treine em subidas e descidas. Você caminhará cerca de 3 km em meia hora.

BENEFICIOS: Caminhar, principalmente para quem está iniciando um programa de atividades, é ideal para trabalhar a função cardiovascular e ortopédico, melhorando o nível de condicionamento físico; Isso sem falar que favorece muito a saúde do corpo todo: combate o colesterol ruim, estimula a circulação sanguínea, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e a densidade óssea, favorece o controle de doenças como diabetes e hipertensão, ameniza desequilíbrios posturais e articulares e aumenta a eficiência do sistema imunológico. Quer mais? Até problemas como insônia e depressão melhoram com o andar constante, que ainda relaxa e proporciona bem-estar emocional, levando o mau humor, depressão e o estresse para bem longe.


Além de poder ser feita em qualquer lugar, você pode alterar a intensidade da sua caminhada, aumentando a velocidade, percurso (subidas e descidas) ou a distância percorrida. Também é importante monitorar a freqüência cardíaca para que você possa compreender melhor como o seu corpo responde às diferentes intensidades de exercícios e, assim, realizar uma atividade segura e eficiente (trabalhe com 60% a 75% da freqüência cardíaca máxima, obtida subtraindo 220 da sua idade).

Quando você estiver realizando longas caminhadas de maneira fácil, poderá iniciar treinos intervalados, onde irá alternar caminhada e corrida, de preferência com acompanhamento de um professor de educação física.


Mas o uso de técnicas corretas é fundamental:
  • Observe a batida do calcanhar que deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e, por fim, os dedos;
  • Impulsione o corpo à frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das pernas;
  • Mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos;
  • Use os braços, dobre o cotovelo em 90 graus e inicie todo o movimento a partir dos ombros;
  • Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai e vem dos quadris;
  • Use um tênis apropriado para caminhada, pois este absorve mais o impacto com o solo;
  • Se você sentir dor nas canelas, diminua a velocidade e evite as ladeiras;
  • Faça alongamento antes e depois das caminhadas;
  • Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercício;
Trabalhe da seguinte maneira:


Caminhada uma atividade simples e eficaz

0 Divinos Comentários:

Postar um comentário

Oi Diva!
Queria mesmo só agradecer pelo carinho e atenção. Logo estarei lendo seu comentário e respondendo.
Beijinhos!