4 de março de 2011

LIMPEZA DIÁRIA DO ROSTO - 1 PARTE

Oi Divas!!!



O rosto é a primeira parte do corpo em que reparamos quando conhecemos uma pessoa; é o nosso cartão de visitas. Por isso, para estar sempre bonita e jovem, o segredo fundamental é cuidar do rosto. Adquirir este hábito desde cedo é essencia para evitar o envelhecimento acelerado.
Stress, má alimentação, excesso de sol, fumo, alterações hormonais e poluição são alguns dos fatores que interferem negativamente no processo de renovação celular. Eles geram a produção de radicais livres e comprometem a hidratação cutânea, prejudicando a aparência.
Uma rotina de cuidados básicos com a pele do rosto é necessária para minimizar os efeitos negativos sobre ela, e deve fazer parte de nossa higiene diária. Para isso, alguns passos são necessários. Tente inserí-los no seu dia-a-dia. No início, poderá parecer chato ou cansativo, mas com o tempo você verá os resultados e tudo se tornará uma rotina comum.

Limpeza da Pele
Limpar a pele é fundamental para eliminar as células mortas, sudorese, secreções naturais da pele, resíduos de poluição e maquiagem. A limpeza visa à higienização com produtos manipulados, assim como a eliminação de cravos e espinhas. Isso diminui a flora bacteriana e as impurezas da pele. É indispensável para a manutenção de todo tipo de pele para remover as impurezas dos poros. Ela também auxilia nos tratamentos faciais para os cosméticos penetrarem na pele.

  • A limpeza do dia-a-dia
- O importante é considerar o tipo de pele para a escolha do produto adequado. O recomendável é lavar o rosto duas vezes ao dia, de manhã e à noite.
- Outra dica é procurar não lavar demasiadamente o rosto durante o dia para não agredi-lo e desequilibrar o pH da pele, tornando-a excessivamente oleosa. O uso do sabonete (líquido ou em barra) deve ser considerado para que o pH da pele não seja muito alterado.
- Para uma pele normal a mista, a preferência é para um sabonete sem muita concentração de aditivos, sendo que o ideal é um que tonifique. Para a pele oleosa, é recomendado o uso de sabonete com substâncias mais secantes - como o própolis ou algo mais forte -, que possa ser usado como preventivo junto a um sabonete mais leve. Para a pele seca é interessante o uso de sabonetes mais nutritivos, mas que não sejam muito tensoativos (que façam muita espuma) e que hidratem mais.

  • A temperatura da água
- Se, num primeiro momento, a água quente pode parecer confortável, no próximo ela pode ser um desastre para a pele porque vai estimular as glândulas a produzirem um excesso de óleo. Logo após o seu uso, a pele fica ressecada e, desidratada, busca estabilidade produzindo mais óleo.
-
- Se a água for muito fria, ela provoca um choque térmico na pele, produzindo vasoconstrição, que pode provocar, em médio prazo, alterações róseas na estrutura da pele.
- O ideal é sempre usar água na temperatura natural ou ligeiramente aquecida nos dias frios.

  • Como enxugar o rosto
- Depois de lavado, o rosto nunca deve ser esfregado com toalha. A forte fricção da toalha na pele do rosto estimula as glândulas a produzirem uma quantidade excessiva de óleo.
-
- Quando se tira a umidade da pele do rosto com uma forte fricção, a pele entende que está faltando hidratação e automaticamente produz oleosidade, além do suor.
- O recomendável é apenas secar de leve - com um lenço de papel ou toalha - apenas encostando para que a água seja absorvida e dando toques leves até para estimular a circulação. Esses cuidados aumentam para os que possuem pele oleosa.

  • Como retirar a maquiagem
- Podemos considerar a limpeza da maquiagem em duas etapas. Na primeira, a mulher deve usar dois demaquilantes. Um deles deve ser específico, mais suave e com maior potencial de óleo para a região dos olhos, área muito delicada. Para as outras áreas do rosto, ela pode usar qualquer tipo comum de demaquilante. Se ela quiser usar o da região dos olhos no rosto todo, não há problemas.
Naturalmente, o tipo de pele deve ser levado em consideração. Para a pele seca, recomenda-se um demaquilante mais oleoso. E para a pele oleosa, é bom o uso de um produto menos oleoso e mais leitoso, como uma loção.
- Depois dessa etapa, lava-se o rosto com sabonete líquido, para então tonificar e hidratar, de preferência com um filtro solar. Duas regras fundamentais: "sabonete líquido sozinho não retira a maquiagem!". E "dormir de maquiagem, jamais!".

0 Divinos Comentários:

Postar um comentário

Oi Diva!
Queria mesmo só agradecer pelo carinho e atenção. Logo estarei lendo seu comentário e respondendo.
Beijinhos!