3 de março de 2010

PRIMEIRO PASSO - CUIDADOS DIÁRIOS

Oi Divas!!!

Eu não sei bem a situação de todas vocês...
Mas como típica estudante/escrava me falta tempo e din din $$$ para poder cuidar de mim mesma.
E para ser bem sincera... com a vida que meu namorado vem levando... hoje posso AFIRMAR, que desisti de fazer planos. E se eu quiser ter esperanças de vê-lo é só isso mesmo que posso fazer: ESPERAR. Mesmo que certas vezes ele me diga: "Chego aí em 30 minutinhos!" e isso leve 2 horas. Que eu me arrume toda e ele não apareça ou mesmo marcar com amigos de sair e ter que desistir em cima da hora porque surguiram alguns probleminhas e ele não vai poder sair no horário.

Mas para ser mais sincera ainda... faço mil vezes em uma só noite se assim for possível. Primeiro porque depois de quase 9 anos a gente assume compromissos que antes parecia distante, e o amor que construimos juntos é merecedor. Segundo porque eu meio que virei um pequenininha força para ele, eu não posso deixá-lo desistir tão facilmente e nem quero ser o motivo disto. E terceiro porque eu vejo todos seus esforços e sei bem de seus planos. Mas sei que isto o está consumindo... mas não se preocupem, tirando a falta de tempo para ele cortar o cabelo, tá indo tudo bem e bem suportável. Deus só nos dá aquilo que podemos suportar!

Bem, não vim para falar especificamente sobre isso... mas sobre a falta de tempo que temos de fazer pequenos rituais que nos ajudem a ser mais belas (Divas). E se para algumas tiverem o mesmo problema que eu... também falta dinheiro para realizar esses pequenos luxos essenciais.

Então vou fazer um especial para todas vocês amigas-divas com dicas para serem feitas com um pequeno espaço de tempo e curto dinheiro.

Então vamos ao primeiro passo:
1 - Tudo começa por uma boa lavagem






 

  • Para deixá-los menos quebradiços, certifique-se de que o seu cabelo está totalmente molhado antes de aplicar o xampu. Despeje um pouco e esfregue-o antes entre as palmas das mãos. Não ensaboe a cabeça por mais do que 30 segundos.
  • Após aplicar o xampu, enxágüe os cabelos com água fria para fazer a umidade aderir aos fios de cabelo. Somente água fria e morna são amigas dos fios. 
  • A lavagem no cabeleireiro é boa porque eles não têm pressa. Por isso, em casa, faça dois rounds. Use o equivalente a uma moeda de 1 real de xampu, massageie os fios com a ponta dos dedos, enxágüe muito bem e repita a operação. 
  • Xampu anti-resíduo é ótimo para ser usado antes do banho de creme, mas deve ser evitado por quem tem progressiva ou tintura, pois ele limpa mesmo, ou seja, leva embora a química. 
Dica: A cerveja pode remover resíduos do seu cabelo. Adicione 6 colheres de sopa de cerveja em 1 copo de água quente e jogue sobre o cabelo como um enxágüe final.              

2 - E continua com o Condicionador:
  • O condicionador tem que ficar longe da raiz para não aumentar a oleosidade da região, o que pode dar em caspa e descamação. Para saber onde passar, reparta o cabelo ao meio e meça 4 dedos a partir da risca. Dali para baixo, o condicionador está liberado.
  • Para que o condicionador penetre mais, quando entrar no banho, lave o cabelo antes de se ensaboar. Assim, ele fica agindo enquanto você se lava.
  • O condicionador não é leave-in, por isso enxágüe bem os fios após a aplicação, para que eles não fiquem pesados e grudentos. O truque: tire a cabeça debaixo do chuveiro, torça os fios para eliminar o excesso de água e passe a mão neles. Se a mão deslisar, como se o cabelo estivesse cremoso, enxágüe mais. Se você sentir a textura dos fios, pode sair do banho. 


3 - Agora vamos Hidratar:


  • Para saber qual produto hidrata melhor seu cabelo, descubra se ele é quebradiço ou ressecado. Puxe o cabelo pra baixo e, se alguns fios menores que o comprimento saírem na sua mão, ele está quebrando. Se você amassar o cabelo e sentir espetadinhas na palma da mão, ele está ressecado. Cabelos muito secos precisam de produtos hidratantes. No rótulo, procure por óleos de frutas e castanhas, abacate e manteiga de karité. Já os cabelos frágeis, que quebram com facilidade, como os que têm tintura, precisam de proteínas para serem fortalecidos. 

  • Antes de aplicar o creme, penteie o cabelo com um pente de dentes largos para desembaraçá-lo. Algumas máscaras feitas em casa também conseguem um bom efeito.

  • O processo em si é muito fácil e tenho certeza que todas vocês sabem bem como fazer. Então, depois que lava-los e enxagua-los bem passe o produto nas mexas massageando com os dedos em movimentos deslizantes da raiz às pontas, para fechar as escamas do cabelo. Com a ponta dos dedos realizar movimentos rotativos para fora, começando da nuca em direção à testa. 

  • Para potencializar a hidratação em casa, na hora de passar o creme, massageie o fio com movimentos de cima para baixo. 

  • O uso da touca térmica por 15 minutos garante um resultado mais poderoso à hidratação. O calor ajuda a abrir a escama dos fios, facilitando a penetração do produto. Caso queria só dar um brilho no cabelo, coloque uma toalha na água bem quente, torça para tirar o excesso e enrole-a no cabelo já com o creme. Vale usar papel alumínio também. O calor fará com que as cutículas dos fios se abram absorvendo melhor o produto. Estes dois procedimentos levam o mesmo tempo que a touca. Quando retirar, massageie os fios de novo. Só depois enxágüe completamente. 

  • Na hora de retirar a máscara hidratante, sempre utilize água na temperatura morna/fria. O calor elimina qualquer resíduo do cabelo e isso garante mais brilho.
Aqui vai um video super legal sobre hidratação caseira:


4 - Pós-Lavagem:
  • Use sempre um creme para pentear depois de lavar o cabelo. Ele serve para repor nutrientes e proteger os fios.  Um bom leave-in é o segredo de beleza de muitas celebridades. Qualquer leave-in deve ser usado com moderação (excesso de produto é igual a cabelo pesado). O equivalente a uma moeda de 50 centavos é suficiente. Espalhe bem o produto com as mãos e penteie os fios.
  • O silicone pode ser usado no cabelo seco ou molhado. Para diminuir o aspecto ressecado, passe nas pontas do cabelo logo após o leave-in – ele vai formar uma película de brilho. Para espalhar o silicone em todo o cabelo e não só por cima, coloque o produto naquele espaço entre os dedos e passe a mão entre os fios.
Outras Dicas:

  • Para distribuir os óleos naturais do seu cabelo, incline-se e escove o couro cabeludo e os cabelos da nuca para a testa até o couro começar a formigar. Então, massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos.
  • Se o seu couro cabeludo sofre de descamação, tente fazer o seguinte a cada duas semanas: divida o cabelo e passe um chumaço de algodão com álcool tópico sobre o couro cabeludo. Deixe o álcool secar, então escove o cabelo e enxágüe por completo com água quente e sem xampu.
  • Para dar volume a cabelos com permanente entre as lavagens, umedeça um pouco seu cabelo com água fresca e ajeite os cachos com os dedos.
  • Queda de cabelo e cabelos sem vida podem ser sinal de má alimentação. Tente diminuir o colesterol e as gorduras.
  • Se os seus cabelos têm tendência a armar com o uso de condicionadores, gel para pentear ou spray, misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com o seu xampu comum uma vez por semana. Enxágüe e seque normalmente. Use um pouco de creme para remover a estática, controlar pontas rebeldes e dar uma aparência brilhante tanto aos cabelos lisos como cacheados. Aplique uma quantidade bem pequena em uma mão e esfregue entre as palmas das mãos. Então, passe as mãos entre os cabelos. Se for fazer tranças, aplique antes e depois de fazê-las, para dar os retoques finais.
  • Se o seu cabelo arma ao longo do dia, escolha uma musse de fixação forte, que é duas vezes mais poderosa que a comum, para domar seus cachos e evitar aquele efeito leoa. 
Aqui ficou os cuidados básicos e algumas dicas super legais. Mas já estou preparando outro post com vídeos, fotos e dicas sobre técnicas caseiras de alisar seu cabelos (como fazer uma escova em casa e usar a pranchinha. Algumas dicas de cortes, coloração, penteados, cachinhos super simples.
Espero que gostem!!

1 Divinos Comentários:

Anônimo disse...

AMEIIIIIII os seus posts, abordam tudo que eu queria saber sobre cachos, cabelos crespos e como deixa-lós belos com bobes. Amei Parabéns.
alannismorissette@yahoo.com.br

Postar um comentário

Oi Diva!
Queria mesmo só agradecer pelo carinho e atenção. Logo estarei lendo seu comentário e respondendo.
Beijinhos!