5 de setembro de 2011

ESPECIAL CAMINHADA - ALONGAMENTO

Oi Divas!!!

Continuando o especial... agora sobre algo essencial. Não existe a opção caminhar sem se alongar, antes e depois dos exercícios fisícos.

Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja, os músculos aumentam seu comprimento e como consequência a sua flexibilidade. Proporcionam maior agilidade e melhor condicionamento físico, e também ajuda a impedir lesões musculares. Para se fazer o alongamento não é preciso habilidades atléticas. Para quem tem algum problema específico, basta apenas diminuir a intensidade do alongamento para não forçar as articulações e os músculos.


 Os movimentos de alongamento evem ser feitos até sentir uma tensão no músculo, a partir deste momento relaxe e sustente por 30 a 40 segundos. Faça o movimento novamente em outra parte do corpo.

Por que fazer alongamentos
Os alongamentos na medida em que relaxam a mente e "regulam" o corpo, deveriam constituir-se parte da vida diária. A prática regular acarretará:







  • Redução de tensões musculares e sensação de um corpo mais relaxado.
  • Benefícios para a coordenação, já que os movimentos tornam-se mais soltos e fáceis.
  • Aumento do âmbito de movimentação.
  • Prevenção de lesões tais como distensões musculares (um músculo forte e previamente alongado resiste melhor a tensões do que um músculo forte não alongado).
  • Facilidade nas atividades de desgaste na medida em que prepara o corpo para a atividade; fazer alongamentos nessas situações é como sinalizar para os músculos que estão prestes a ser utilizados.
  • Desenvolvimento da consciência corporal. Conforme você alonga as várias partes do seu corpo, você as focaliza e entra em contato com as mesmas. Você aprende a conhecer-se.
  • Auxílio na liberação dos movimentos bloqueados por tensões emocionais, de modo que isto aconteça de forma espontânea.
  • Ativamento da circulação.


    0 Divinos Comentários:

    Postar um comentário

    Oi Diva!
    Queria mesmo só agradecer pelo carinho e atenção. Logo estarei lendo seu comentário e respondendo.
    Beijinhos!