25 de maio de 2010

QUINTO PASSO - CACHOS/CRESPOS - DIFUSOR

Oi Divas!!!


Até aqui já falamos de como cuidar de nossos cabelos diariamente. Foram propostos cuidados básicos, práticos e economicamente viável.
Agora chegou a hora de falarmos sobre cachos. É importante lembrar que cabelos cacheados merecem o mesmo cuidado diário, muitas vezes até um cuidado reforçado. Esse tipo de cabelo impede que a oleosidade que se produz na raiz chegue até as pontas. Isso faz com que esses cabelos fiquem mais secos, frágeis, arrepiados e sem forma.
Então para todas vocês que tem e adoram seus cachinhos algumas dicas:



Assuma os cachos! Fazer escovas, chapinha, relaxamentos ou alisamentos sucessivos estraga o cabelo.
Um bom corte é fundamental. Corte periodicamente os cabelos, para evitar o ressecamento dos fios e controlar os cachos. Dê preferência a profissionais especializados em cabelos cacheados e procure cortes que combinem com seu rosto.
Use produtos específicos para seu tipo de cabelo e fuja dos que contêm sal ou lauril sulfato de sódio.Utilize finalizadores diários em abundância, tais como silicone, gloss, leave in, reparadores de pontas, spray intensificador de brilho, pomadas e mousses.
• Cabelos cacheados podem ser lavados todos os dias, desde que sejam usados produtos específicos e de qualidade. Não coloque muito shampoo nem condicionador no cabelo.
Use shampoo anti-resíduos quinzenalmente ou uma vez por mês, sempre seguido de uma hidratação profunda.
Massageie o couro cabeludo durante a lavagem, para estimular a produção de sebo protetor nos cabelos.
• Faça o último enxágüe do banho com água fria. Seu cabelo ficará mais brilhante.
Hidratar, hidratar e hidratar! Essa é chave de um cabelo bonito e que vai te render muitos elogios! Utilize máscaras hidratantes de tratamento intensivo de acordo com a necessidade, em casa ou no salão.
• Com os cabelos ainda molhados, aplique, em pequenas quantidades, o creme para pentear nas mãos e espalhe pelos fios na quantidade necessária. Ao longo do dia, se sentir necessidade, aplique pequenas quantidades do creme para pentear. "Deve-se tomar o cuidado de não utilizar uma quantidade excessiva, o que deixaria os fios opacos e sem movimento". Utilize um pente de madeira. Ele ajuda a tirar a eletricidade e a estática do cabelo, deixando o fio com menos frizz e mais definido. Não use escovas. Elas vão tirar o formato do cacho e deixar o cabelo com um look armado.
• Deixe-o secar ao natural ou use um difusor
Utilize toalha de papel ou toalha de microfibra para tirar o excesso de água (técnica plopping). A toalha comum, de algodão, provoca frizz e impede a definição correta dos cachos.
Não toque no cabelo enquanto ele estiver secando, pois isso aumenta o frizz. Desembarace-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz. Evite penteá-los a seco. Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta.
Na hora de dormir, amarre o cabelo no topo da cabeça ou estenda-o solto sobre o travesseiro, para evitar que ele amasse ou embarace.•Também evite dormir com os cabelos molhados, pois, além do risco de ganhar um resfriado, isso ainda facilita o aparecimento de fungos que podem desencadear doenças no couro cabeludo.
De olho no prato, hein! Uma alimentação balanceada favorece a beleza da pele e dos fios. Verduras, frutas e legumes possuem vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo como um todo. Evite exagerar o consumo de gordura e açúcar.
• Quem tem cabelo cacheado não lava as madeixas todos os dias. Aí, ao acordar, as mechas estão indomáveis. "Borrife um pouco de água. Depois, espalhe um pouco de creme para pentear nas mãos e aplique no comprimento", diz Jamayka.

Aprenda o que você deve fazer no dia a dia, os truques para tratar e pentear e conheça os produtos legais para os seus cachinhos!


O seu problema: muito volume


Sempre: para domar o cabelo armado, é preciso deixá-lo sempre hidratado usando xampus e condicionadores emolientes e leave-in redutor de volume. Na hora de aplicar o finalizador, jogue todo o cabelo úmido para o lado e amasse-o com uma toalha, passe os produtos espalhando com os dedos e amasse de novo.

Invista: em um corte todo desfiado, em camadas, quando for ao salão. Já em casa, vale abusar das máscaras próprias para tirar volume pelo menos uma vez por semana. Passe o produto nos fios úmidos, torça o comprimento e prenda um coque. Espere dez minutos e enxágue.


No truque: com o cabelo ainda molhado, separe algumas mechas da parte interna do cabelo e prenda com grampos rente à raiz. Deixe secar e solte. Arrume com as mãos e não use pente.


O seu problema: raiz crespa

Sempre: depois de lavar os fios, a regra é não dispensar um creme para pentear. As versões com manteiga de karité e óleo de abacate ajudam bem. Depois do creme, um bom truque é aplicar um pouco de gel sem álcool perto da raiz para segurá-la.

Invista: em uma hidratação poderosa. Uma vez por semana, lave os fios com um xampu de limpeza profunda e aplique uma máscara com lanolina, manteiga de karité, queratina ou pantenol na fórmula. Para turbinar, envolva o cabelo em uma toalha e esquente com um jato de secador. Deixe descansar por 20 minutos e enxágue.

No truque: separe mechas finas da raiz e enrole-as no dedo indicador em espiral, até a ponta. Espere alguns segundos e solte. Faça isso em toda a parte de cima da cabeça para soltar a raiz.


O seu problema: com frizz

Sempre: para desembaraçar o cabelo, use sempre um pente de madeira, o que ajuda a controlar o arrepiado. Esquente um pouco de silicone na palma das mãos e aplique de cima para baixo, do meio até as pontas do cabelo seco. Finalize com um jato frio de secador de cima para baixo.

Invista: uma escova progressiva para driblar a raiz arrepiada (já que o silicone é proibido nessa região). Faça apenas nas mechas da coroa da cabeça. Durante o processo, ao invés de passar chapinha, peça para o cabeleireiro finalizar apenas com uma escova básica nos fios, para você não perder o enrolado natural.

No truque: divida o cabelo em mechas com mais ou menos dois dedos de largura. Estique-a bem e deslize a base do babyliss quente pelo cabelo, para abaixar todos os fiozinhos. Só depois prenda a mecha no aparelho e enrole.





O seu problema: sem volume

Sempre: tenha no boxe um xampu especifico para dar volume. Se o seu cabelo for mais oleoso na raiz, intercale com um neutro para evitar a aparência murcha. Outra dica para os fios não pesarem é aplicar condicionador apenas no comprimento.

Invista: em uma ampola rica em proteínas a cada 15 dias. Ela atinge em cheio a estrutura interna do fio de cabelo, deixando-o mais grosso e encorpado. Aplique todo o conteúdo do tubo nos cabelos molhados sem lavar. Massageie e use um pente para distribuir melhor o produto. Deixe agir por cerca de 20 minutos, enxágue e lave os fios normalmente.

No truque: Separe mechas finas da raiz e enrole-as no dedo indicador em espiral, até a ponta. Espere alguns segundos e solte. Faça isso em toda a parte de cima da cabeça para soltar a raiz.

Fonte: Capricho
 
 
Dicas Preciosas:


 
- Dê preferência a presilhas envoltas em tecido, que não repuxam nem arrebentam os fios. Cabelos crespos se partem com maior facilidade por terem menos elasticidade.
- Evite lavar a cabeça à noite. Mesmo se você for usar secador com difusor, as raízes nem sempre secam, ficando fragilizadas. Além disso, o travesseiro mantém uma temperatura ideal para a proliferação de fungos no couro cabeludo úmido.
- Pentes e escovas devem ser lavados pelo menos uma vez por mês. Deixe-os por quinze minutos em uma solução de água e xampu para eliminar a oleosidade. Depois enxague bem e deixe secar.
- Evite o uso excessivo de secador e outros aparelhos que utilizam altas temperaturas. Secador somente com, no mínimo, 15 cm de distância.

Difusor:


Para quem se incomoda em sair de casa com os cabelos úmidos, a dica é usar o difusor. Mas antes passe um modelador de cachos à base de cerâmica, que não agride os fios nem deixa o calor sensibilizar e queimar as mechas. Mousse seguido de leave-in ajuda a produzir cachos suaves e naturais. Coloque os cabelos para baixo e deixe que o difusor seque naturalmente os fios. As dicas são de Sylvio Rezende.





1 - Para usar o difusor é bastante simples. De inicio, você deve ter todo cuidado com seu cabelo, lavando, aplicando o condicionador ou mesmo hidratando com Máscaras para seu tipo de cabelo, usando leave-in/creme para pentear e produtos próprios para cachos. Sem excesso, ou o resultado pode ficar pesado.

2 - Enxágüe bem seu cabelo, tirando todos os residuos do Shampoo, Condicionador ou mascaras. Tire o excesso, mantendo todo o cuidado ao tirar o excesso.

3 - Desembarace seus cabelos úmidos com um pente de madeira (preferencialmente).

4 - Jogue o cabelo para frente e aplique um restaurador de pontas, amassando bem os fios.

5 - Ligue o secador com difusor na temperatura mais baixa para evitar os arrepiados. Coloque o maior volume de cabelo possível no difusor (quanto mais unidos os fios ficarem, mais bonitos os cachos).

6 - Seque os fios sem aproximar muito o difusor da raiz.  

3 Divinos Comentários:

Amana Raab disse...

Força na peruca! Rs.

Amo cachinhos!

Anônimo disse...

Amei seu blog.
Você está de parabéns!
Tenho cabelos cacheados e volumosos,por isso estava sempre relaxando, mas felizmente os cachos voltam a reinar na minha cabeça.
Resolvi tratar meus cachos e mantê-los naturais, encontrei muitas dicas super-legais em seu blog e voltarei a visitá-lo.

Beijos!!!

Anônimo disse...

Adorei o blog, conteudo e dicas bem completas sobre cabelos cacheados. Adorei :D

Postar um comentário

Oi Diva!
Queria mesmo só agradecer pelo carinho e atenção. Logo estarei lendo seu comentário e respondendo.
Beijinhos!