14 de maio de 2010

QUARTO PASSO - CHAPINHA/PRANCHINHA

Oi Divas!!!



Vamos voltar a nossos posts com idéias práticas para ficarmos simplesmente lindas!
Bem, até agora estamos ainda na parte de cabelos... mas todas vocês sabem bem que um cabelo bem feito já é meio caminho andado.
E tô aqui oferecendo a todas vocês varias opções para cuidar de seus cabelos. Escolha o que melhor agradar.

Porém, hoje vamos terminar o assunto "Alisar Cabelos" e logo estarei dando outras dicas sobre cabelos (Esse asunto é longo!!).

Bem, a chapinha ela é ótima para quem deseja cabelos lisos no volume exato, sem contar que nos dá um visual bem moderno.

Antes de tudo gostaria de dizer que a pranchinha é sim um "aparelhinho" super mágico que nos ajuda incrivelmente. Mas que fiquem sabendo (e sei que estão quase carecas de saber) que ela também possui fatores negativos, como prejudicar seu cabelos, resseca-los ainda mais, muitas vezes provocam a quebra e queda dos fios, muitas vezes pelo uso continuo. Então CUIDADO! E não digam que nao avisei!
E para não deixa-la de vilão: Além de alisar, a chapinha tem a função de fechar as cutículas —proporcionando assim mais brilho às madeixas. E vai te deixar linda em pouquissimo tempo!


E vamos as dicas para antes de fazermos a pranchinha:
  • Fazer chapinha apenas em cabelos limpos!!
  • Fazer sempre uma escova antes de passar a prancha. Mas por quê?? Se você não fizer a escova antes, vai precisar fazer muito mais força na hora de usar a chapinha, o que significa que seus cabelos serão maltratados (le-se: Os fios podem ficar ressecados e, em casos extremos, quebrados e até mesmo queimados).
Mas vocês devem estar pensando...  Mas assim vai dar muito trabalho!. 
Na verdade, o ideal para realizar a pranchinha é que seu cabelo esteja totalmente seco, e o uso do secador vai agilizar e faciliar isso. Você não vai precisar secar e escovar cada mecha de seu cabelo, se assim nao desejar. Basta realizar aquela escova "para enganar". Tipo alisar sem muitos esforços, bem por  cima. Entende??
  • Uma regra que nunca, jamais, deve ser quebrada é usar a chapinha apenas quando os cabelos estiverem inteiramente secos. Isso porque a chapinha danifica os fios molhados, e o resultado dessa indulgência são cabelos quebrados e sem vida.
  • Os produtos desenvolvidos especialmente para auxiliar o alisamento dos cabelos são indispensáveis. Sem exagero para não pesar os fios. Os benefícios são muitos: fios saudáveis, cabelos mais lisos por mais tempo, fim do arrepiado. EX.: Um leave-in termoativado, com silicone ou queratina.
Ahhhhhhh... Diquinha para vocês: Jamais passem reparador de pontas nos fios antes de fazer a pranchinha! Ele vai criar uma camada gordurosa que, em contato com o calor, frita os fios. O ideal é usar produtos termoativados.
  • Aqueça a chapinha antes de passá-la nos fios, para que fique na temperatura ideal e não seja necessário ficar passando várias vezes na mesma mecha de cabelo.
  • Os movimentos são muito importantes. Tome cuidado com movimentos incorretos no pulso que possam provocar ondulações no cabelo e também nunca, jamais, deixe a chapa parada num único ponto.
  • Nunca parar na metade da mecha, pois os fios podem ficar ressecados.
  • Na franja, usar a chapinha desde a raiz, em direção ao nariz. Evitar quebrar o pulso para não causar ondas.
  • Freqüência: Se você tomar todos esses cuidados, está liberada para fazer chapinha constantemente, entre 03 e 03 dias até, segundo o cabeleireiro.
  • A chapinha faz mal ao cabelo? Não, desde que você use o produto certo, para proteger os fios do calor, e não exagere na temperatura do aparelho no máximo 190 graus (Se seu equipamento não indicar a temperatura, de tempos em tempos tire-a da tomada para que não esquente muito).
  • Após o procedimento, passe reparador de pontas à base de silicone. Para todas aquelas que possuem cabelos oleosos, eu indico que passem apenas uma gotinha de reparador, espalhe bem na palma da mão e aplique apenas nas pontas.


Agora vamos ao Passo a Passo:


Divida o cabelo de orelha a orelha.


Comece pela nuca, deslizando a chapinha rapidamente entre a mecha escolhida.


O pente ajuda na hora de despentear o cabelo antes da ação da chapa.


Para não criar o efeito espigado nas pontas, a dica é inclinar a chapinha levemente nas pontas.

Sempre use produtos que protejam seus cabelos da ação do calor.


Chapinha e raízes devem manter-se distantes. A prancha deve ser usada no comprimento e nas pontas do cabelo, nunca na raiz. Esse é mais um dos motivos para que a escova seja feita antes da chapinha.


A chapa deve ser passada mecha por mecha.


A chapinha deve ser deslizada rapidamente pelo cabelo.


Para ajeitar a franja, puxe-a para o alto, levando ou para lateral ou para a frente, dependendo do local em que você queira usá-la.


Um finalizante vai trazer brilho, suavidade aos seus fios, além de manter o efeito liso por mais tempo, o que é tudo que nós desejamos, certo?

3 Divinos Comentários:

Amana Raab disse...

Alisar os cabelos... Hmmm...

Líllian Brito disse...

Vc nao precisa Amana... depois vou colocar post sobre cachinhos!!

Unknown disse...

Adoreeei as dicas!! :D

Postar um comentário

Oi Diva!
Queria mesmo só agradecer pelo carinho e atenção. Logo estarei lendo seu comentário e respondendo.
Beijinhos!